Projeto “Cabeças Vorazes na Estrada Real” oferece espetáculos e oficinas, de graça, em Ouro Preto

  • 05/08/2022
  • 0 Comentário(s)

Projeto “Cabeças Vorazes na Estrada Real” oferece espetáculos e oficinas, de graça, em Ouro Preto

As atividades serão realizadas em setembro pelo grupobrasiliense ‘As Caixeiras Cia. de Bonecas’. A Cia vem difundido histórias que refletem a diversidade cultural no Brasil

O grupo teatral brasiliense “As Caixeiras Cia. de Bonecas” vai circular pela cidades de Ouro Preto (MG), Cunha (SP) e Paraty (RJ) com o projeto Cabeças Vorazes na Estrada Real, que propõe o espetáculo de bonecos e miniatura para adultos “Cabeças Vorazes”. Serão realizadas, entre os dias 10 e 28 de setembro, duas sessões em cada cidade.

Contemplado em 2015 pelo Prêmio Myriam Muniz de Montagem Teatral, concedido pela Funarte, o espetáculo encena o mito indígena, comum ao Complexo Cultural do Marico – uma área nas margens do rio Guaporé, em Rondônia, partilhada por povos falantes de línguas tupituparí (Makurap, Tuparí e Wajuru), com um longo histórico de intercâmbios culturais entre eles.

A montagem teatral do mito procurou garantir a integridade da narrativa indígena, evitando traduções culturais ou simplificações que pudessem alterá-la na forma ou no conteúdo. Significa não a tomar como lenda ou fábula, mas como narrativa com lógica própria, referida à cosmovisão desses povos. O projeto também conta com ações de acessibilidade para as Pessoas com Deficiência. Apresentado na rua, dentro de uma tenda/cenário, o espetáculo utiliza o Teatro em Miniatura com a técnica de bonecos com vara e tem duração de 12 minutos para até 10 espectadores por sessão. Durante 2h, são realizadas cerca de 10 sessões, atendendo até 100 pessoas. A classificação indicativa é de 14 anos.

Além do espetáculo, o projeto também vai oferecer a Oficina de Construção de Bonecos em Miniatura. Em cada cidade, serão contempladas até 15 pessoas com 14 anos ou mais com ou sem experiência com a construção de bonecos. Os participantes que cumprirem 100% de frequência receberão certificados de participação.

Todas as atividades do projeto ‘Cabeças Vorazes na Estrada Real’ são de graça e abertas ao público interessado.

Sobre o projeto

Idealizado e produzido pel’As Caixeiras Cia. de Bonecas, o Projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF – FAC, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. A proposta pretende levar um pouco da produção artística do DF para cidades de três regiões brasileiras que fazem parte de um importante circuito turístico e histórico como forma de intercâmbio, fruição e difusão da arte feita na capital do país, destacando o seu valor e qualidade.

Serviço:

Espetáculo “Cabeças Vorazes” – Ouro Preto/ MG

  • Data: 10 e 11/09 – sábado e domingo;
  • Horário: 19h às 21h;
  • Local: Praça Tiradentes – em frente ao Museu da Inconfidência.

Oficina

  • Data: 12,13 e 14/09 – segunda, terça e quarta-feira;
  • Horários: das 10h às 13h;
  • Local: Centro de Artes e Convenções – Bloco B/ Prédio do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP (PPGAC – UFOP);
  • Endereço: Diogo de Vasconcelos, R. do Pilar, 328, Ouro Preto.

Mais informações: oficinas.caixeiras@gmail.com / Tel/ WhatsApp: (35) 9159-6673 (Du Sarto)

Acesse:

Site: www.ascaixeiras.com

Blog do espetáculo Cabeças Vorazes: www.cabecasvorazes.wordpress.com

YouTube: https://www.youtube.com/c/ascaixeirasciadebonecas

Instagram: https://www.instagram.com/as_caixeirasciadebonecas/

Facebook: https://www.facebook.com/ascaixeiras/ e https://www.facebook.com/FestivalLambeLambe

Imagens: Reprodução 

Por / Fonte: Jornal O Espeto


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Vento Forte

MC JACARÉ Prod.Dj TK

top2
2. Ai Preto 🤤

L7NNON & BIEL DO FURDUNCINHO (part. Bianca)

top3
3. CACHORRINHAS

Luísa Sonza

top4
4. Pipoco

Ana Castela ft. MELODY OFICIAL e DJ Chris no Beat

top5
5. Bandido

Zé Felipe e MC Mari

Anunciantes