
Imagem: Reprodução
Consumo de alimentos ultraprocessados tem alta de 5% nos últimos dez anos no Brasil
Você sabe o que são alimentos ultraprocessados ?
Biscoitos, sorvetes , bolos; cereais matinais; barras de cereais; macarrão instantâneos salgadinhos “de pacote”; nuggets e salsichas são alguns exemplos.
De acordo com um estudo publicado na Revista de Saúde Pública da Universidade de São Paulo o consumo de alimentos ultraprocessados pelos brasileiros teve um aumento médio de um pouco mais de 5% nos últimos 10 anos é o que conclui a pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP.
Para um maior esclarecimento sobre o assunto, a Rádio Mariana FM entrevistou a nutricionista paulista Glaucia Três que explicou em detalhes o que são alimentos ultraprocessados
“O alimento ultraprocessado é um alimento industrializado. Porém, na sua composição ele contém grande adição de sal, de açúcar e de aditivos alimentares. Aditivos esses que são conservantes que tem na maioria das vezes a finalidade de aumentar o tempo de prateleira, o tempo de comercialização deste produto. Uma outra característica do alimento ultraprocessado é que ele é um alimento hiper palatável, isso quer dizer que quanto mais o indivíduo consome o alimento mais vezes ele quer consumir esse alimento. Esse tipo de alimento não traz nutrientes nem benefício nenhum ao seu consumidor. Por isso, precisamos evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. Uma informação importante é ler a lista de ingredientes no rótulo desses alimentos quanto maior a lista de ingredientes, mais ultraprocessado, quanto mais difícil essa palavra que está nessa lista de ingredientes mais ultraprocessado esse alimento é. Ele deve levar pra casa alimentos processados , alimentos in natura, e alimentos processados. Qualquer informação ou qualquer dúvida procure um nutricionista".
Por: Michelle Schiavoni